PIONEIRIAS - Você domina essa arte?

Se você não sabe o que é uma pioneiria, chegou a hora de aprender conosco! Pioneiria é como chamamos as estruturas construídas geralmente de bambu (ou troncos) utilizando sisal com o uso de amarras e nós e com a finalidade de trazer conforto e peças de decoração ao acampamento do clube ou campori. A prender corretamente a arte da pioneiria ajudará você a desenvolver uma melhor coordenação motora e a consciência no uso com segurança de ferramentas de corte.

SUA UTILIZADE HISTÓRICA - As pioneirias foram criadas por experiências militares, uma herança das instalações de campo dos sapadores do exército inglês, que tinham como finalidade facilitar o avanço das tropas em campo de batalha.

FIQUE POR DENTRO! - O sapador é o soldado que desempenha uma variedade de tarefas de engenharia militar, sobretudo nas áreas da mobilidade e da contra mobilidade.

O uso de pioneirias facilita muito a vida em acampamento por serem de extrema utilidade e fácil construção. Bastam apenas um bom número de hastes firmes e corda para dar vida a pontes, abrigos, fogões suspensos, pórticos, torres, tripés, mesas, cercas, portais e uma infinidade de outras estruturas limitadas apenas pela imaginação e habilidade do desbravador.

EM ESCALA REDUZIDA - Se você não teve a oportunidade de testar os seus conhecimentos em pioneiria, não se preocupe! Com alguns palitos de churrasco e barbante você poderá testar cada uma das habilidades e amarras ensinadas nas instruções da especialidade de pioneiria. 

FERRAMENTAS - Recomenda-se o uso de bambu e sisal, naturais e de rápida degradação, na construção de pioneirias evitando assim agressões ao meio ambiente. Para o corte podem ser usadas diversas ferramentas, que geralmente são: facão, machado, serrote e canivete.

Veja algumas amarras utilizadas no processo de emprego da pioneiria:







Postagem Anterior Próxima Postagem