AVENTUREIROS

OS AVENTUREIROS - O Clube de Aventureiros é um programa para crianças da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) criado em 1972. Inspirado em seu "irmão mais velho", o Clube de Desbravadores, é um programa focado na educação de crianças na faixa etária de 6 a 9 anos.

DIFERENÇA EM FORMATO E IDADES - Ao redor do mundo esse departamento da Igreja Adventista muda de nome, formato e de público alvo, ocorrendo isto inclusive em países lusófonos.

No Brasil, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor Leste chama-se de "Aventureiros" o trabalho da igreja com crianças entre 6 e 9 anos de idade. Em Portugal são chamados de "Tições", compreendendo crianças dos 6 aos 12 anos.

Em outros locais como a Espanha, denominam-se de "Tizones", trabalhando com crianças dos 5 aos 10 anos de idade, estando agrupados junto a um grande departamento chamado "Exploradores", um programa de Desbravadores que compreende jovens dos 11 aos 16 anos de idade.

PIONEIROS - O Clube Cruzeiro do Sul foi o pioneiro na criação de um clube especialmente desenvolvido para os nossos anjos menores de 10 anos. O Clube de “Mirins” (hoje Clube de Aventureiros Cruzeiro do Sul Mirim) foi criado em 1º de março de 1976 e já possuía seu próprio uniforme, hino, voto e lei. Em seu programa de atividades, os Mirins desenvolviam as classes progressivas preliminares. Nesta página você poderá conhecer um pouco da história deste clube pioneiro.


Histórico extraído com base no boletim informativo N° 3 dos Clubes de Desbravadores do Distrito Federal – Setembro / Outubro de 1986. 

 

No ano seguinte ao seu surgimento, 1973 a direção do Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, preocupada com os menores, na idade entre 6 e 9 anos, formou o grupo que recebeu a denominação de “MIRINS”. 

 

Este grupo, cujas atividades são apropriadas para a sua faixa etária tinha como incentivo à sua permanência no Clube o desenvolvimento das Classes Preliminares (ABELHINHAS, LUMINARES, EDIFICADORES E MÃOS AJUDADORAS). 

 

Em 1977, foi idealizado pelo Clube Cruzeiro do Sul, um uniforme que é usado até os dias de hoje. 

 

Atualmente, estes Clubes formados por Mirins vêm recebendo destaque, conforme publicado na Revista Adventista de setembro último, por ocasião do surgimento de mais um destes grupos mirins no Paraná, ocorrido com o apoio total da Associação Paranaense, a qual se mostra preocupada com o cuidado dos menores “na idade em que a natureza é pródiga para incutir na mente infantil os princípios adventistas e o amor de Cristo”. Eis aqui um grande desafio. “A OFICIALIZAÇÃO DOS DESBRAVADORES MIRINS” e a montagem de uma programação dirigida com a finalidade de tornar forte o desejo de o pequenino vir a se tornar um destemido Desbravador na causa do Mestre! 

Observações: 

 

1.    A Comissão da Igreja homologou a data de 01.03.1976 como sendo a data da fundação do Clube Cruzeiro do Sul – MIRIM. 

 

2.    Em 1989 a Associação Geral oficializou o Clube de Aventureiros.