RECORDISTA BRASILEIRO DE NÓS - O primeiro clube do Brasil a quebrar o recorde nacional de nós.



O Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, de Brasília (DF), quebrou o recorde brasileiro de Maior quadro de nós náuticos em 2019 (Trazendo para o Ministério de Desbravadores um recorde que antes pertencia aos Escoteiros do Brasil desde 2014). A obra, que é alusiva ao mapa do plano piloto da capital brasileira, possui 2,5 m de largura por 1,5 m de altura e conta com 230 nós.

De acordo com o diretor do clube, Bruno Diniz, como os nós são ensinados com frequência para os desbravadores, eles decidiram fazer algo que inspirasse ainda mais as crianças sobre esta arte.

“Os nós náuticos são úteis em embarcações e ainda mais úteis em terra firme, onde podem servir desde uma simples união de duas pontas de cordas, como de base para pioneirias (construção em madeira utilizando cordas para unir as estruturas), começando com a volta do fiel e terminando com o nó direito”, diz.

Bruno conta que entre projeto e produção demorou aproximadamente um ano para que o quadro fosse definitivamente concluído.

“A conquista deste recorde é uma forma de divulgar nossas habilidades e incentivar crianças e jovens a nunca desistirem de um sonho, além de trabalharmos a nossa fé em Deus que nos permite sonhar e cumprir qualquer tarefa. Nada é impossível para os perseverantes”, destaca Bruno.

A obra recordista está exposta na sede do Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, em Brasília (DF) e pode ser visitada por qualquer pessoa. “Estamos de portas abertas para os visitantes”, diz o diretor.

Nós náuticos
Conforme Bruno, existem variados tipos de nós e amarrações. Para cada necessidade há um nó específico para o cumprimento da tarefa. Em se tratando de nós náuticos, a arte é utilizada desde os primórdios da navegação.

“Além de ser uma antiga arte náutica, grupamentos táticos militares e de salvamento do corpo de bombeiros, os velejadores, montanhistas, escoteiros e desbravadores conhecem e utilizam uma série variada de nós em suas atividades de campo, o que ajuda em nossa rotina diária”.





Recorde superado
Recordista / Estado / Medidas / Número de nós / Ano
Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul / Brasília (DF) / 2,5 m x 1,5 m / 230 / 2019
Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos / Natal (RN) / 2 m x 1m / 157 / 2014

Postagem Anterior Próxima Postagem