BREVE HISTÓRICO – CLUBE CRUZEIRO DO SUL 

(Em atualização... Imagens temporárias)

Temos uma missão... Levar a mensagem do advento a todo mundo em nossa geração!

O Cruzeiro do Sul teve grande importância no movimento dos Desbravadores dentro do Distrito Federal. Além do clube de Sobradinho, vários outros clubes foram fundados pelos líderes formados no Cruzeiro do Sul. Devido ao fato da sede da Associação (ABC) ser sediada em Goiânia (até a criação da APlaC), distante de Brasília, o Cruzeiro do Sul foi durante algum tempo responsável por boa parte da produção e distribuição de material para os clubes do Distrito Federal, como apostilas de classes e especialidades, boletins informativos, manuais para Diretoria e até mesmo material para uniforme.

NOSSA SEDE


A primeira sede do Clube foi um barracão de madeira nos fundos da Igreja. Com isso iniciava-se uma busca para que o clube se tornasse um lugar acolhedor para nossas crianças, foram várias as sedes dentro da área da igreja, depois do início no barracão.

Em 1979, o Clube passou a compartilhar com o Coral uma sala nas dependências da Igreja ao lado da Sala Pastoral. Conforme crescia, fez-se necessário um local mais amplo e o Clube se instalou em uma sala no subsolo da Igreja.

Em 1995, o Clube transferiu sua sede para uma sala do prédio onde funcionava até então a Escola Adventista de Brasília, quando esta se mudou para seu novo prédio.

Em 1999, o Clube ganhou uma nova sede ao lado da Divisão Sul-Americana.

Em 2019 a igreja inaugurou a nova sede do clube, com salas para cada uma das classes, auditório, museu, biblioteca, cozinha e refeitório, área completa para aventureiros e depósitos e uma nova área destinada ao paredão de escalada. Uma área útil de aproximadamente 900m2.

OS AVENTUREIROS

O Clube Cruzeiro do Sul foi o pioneiro na criação de um clube especialmente desenvolvido para os nossos anjos menores de 10 anos. O Clube de “Mirins” (hoje Clube de Aventureiros Cruzeiro do Sul Mirim) foi criado em 1º de março de 1976 e já possuía seu próprio uniforme, hino, voto e lei. Em seu programa de atividades, os Mirins desenvolviam as classes progressivas preliminares.


SURGIMENTO DO CLUBE DE LÍDERES

Em 30 de março de 1984, foi criado o “Clube de Conquistadores”, que tinha como membros os jovens acima de 15 anos visando a formação de futuros Líderes. Mais uma vez o clube Cruzeiro do Sul seria pioneiro em nossa região, orgulhando-se de cada líder formado para a honra e glória de Deus.

CAMPORIS

Desde a sua fundação o Clube tem participado de todos os Camporis de Missão, Associação, União e Divisão, além de ter sido convidado a participar do IV Campori de Conquistadores da União Austral, na cidade de Bahia Blanca – Argentina em 1989.

DESBRAVANDO A WEB

O Cruzeiro do Sul foi um dos primeiros clubes a ter uma Home Page na Internet, que entrou no ar em 1998, época em que a web ainda dava seus primeiros passos e que pouco havia conteúdo com a temática “desbravadores”.

RUMO AO MUNDIAL

Em 2009, o Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul juntamente com outros quatro clubes do Brasil participou do Camporee Mundial de Desbravadores “COURAGE TO STAND” (“2009 International Pathfinder Camporee COURAGE TO STAND”), realizado Oshkosh, Wisconsin, EUA.


Em 2014, esteve presente ao “2014 International Pathfinder Camporee FOREVER FAITHFUL” que foi realizado em Oshkosh, Wisconsin, EUA.

GALERIA DE DIRETORES

Não poderíamos abrir a galeria de diretores do clube sem antes falarmos brevemente do Líder Alcyr Osório Pinto ou simplesmente Tio Alcyr (como chamam os desbravadores). Este grande Líder destaca-se e representa os vários líderes valorosos que serviram e servem nosso querido clube de forma extraordinária. Tio Alcyr  também é reconhecido como um dos mais importantes líderes e pioneiros no ministério dos Desbravadores no Distrito Federal e no Brasil.

O querido Tio Alcyr chegou a Brasília no ano 1976, tendo já exercido sua liderança como diretor de vários ministérios da igreja no Rio de Janeiro e no Paraná.

Iniciou suas atividades na Igreja Central de Brasília como diretor da escola sabatina e colaborador do Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, sendo convidado ao final do ano 1978 a assumir o cargo de diretor.

O Clube (fundado em 1972) não possuía na época quase nenhum material nem sede própria. Sendo assim, tão logo assumiu a direção, Alcyr lutou de forma incansável para estruturar o Clube, realizando campanhas para levantar recursos para adquirir barracas, material de cozinha e acampamento. Inovador, nesse primeiro ano também criou o característico uniforme de atividades do Clube, com a camiseta branca com o triangulo vermelho, bermuda caqui e o meião cinza. Dessa forma, ao final de 1979 o Clube Cruzeiro do Sul conseguiu participar do I Campori da Unisul (primeiro campori de União do Brasil), no Paraná, alcançando já a 2ª colocação entre os clubes do evento.

Graças a visão, dedicação e empenho do Tio Alcyr e de seus colaboradores, o Clube Cruzeiro do Sul acabou se tornando já no início dos anos 80 um dos maiores e mais bem estruturados Clubes de Desbravadores do Brasil, sendo sempre reconhecido pela sua organização e pelos excelentes desempenhos em todos os eventos e Camporis. Essa década teve um destaque especial para o coral e banda do Clube, que sempre se apresentavam em todos os Camporis e eventos onde o clube era convidado.

Este breve histórico faz justiça ao Líder que nos deixou um legado de amor ao próximo, trabalho incansável nas boas obras do Senhor, organização material impecável e extremo cuidado com nossas crianças.  

DIRETORES DO CLUBE DE DESBRAVADORES CRUZEIRO DO SUL

O Pastor José Maria é o fundador do Clube de desbravadores Cruzeiro do Sul e foi diretor deste clube nos anos de 1972 e 1973, sendo sucedido por:

1974 - Walter Lúcio Costa Mendes (“Waltinho”)

1975 - Daniel Martins de Oliveira (“Danielzinho”)

1976 - Adelmo Castro de Jesus (“Paganinni”)

1977 - Adelmo Castro de Jesus (“Paganinni”)

1978 - Walter Lúcio Costa Mendes

1979 -  Alcyr Osório Pinto

1980 - Alcyr Osório Pinto

1981 - Alcyr Osório Pinto

1982 - Alcyr Osório Pinto

1983 - Alcyr Osório Pinto

1984 - Alcyr Osório Pinto

1985 - Alcyr Osório Pinto

1986 - Alcyr Osório Pinto

1987 - Alcyr Osório Pinto

1988 - Alcyr Osório Pinto

1989 - Alcyr Osório Pinto

1990 - Alcyr Osório Pinto

1991 - Roberto Araújo (“Robertinho”) (1º Semestre)

1991 - Carlos Ubirajara Amorim (“Bira”) (2º Semestre)

1992 - Lins Alves de Miranda

1993 - Hélio Vieira Cardoso

1994 - Carlos Ubirajara Amorim

1995 - Carlos Ubirajara Amorim (“bira”) (1º Semestre)

1995 - Milton Arno Luebke (“Miltão”) (2º Semestre)

1996 - Marcos Agostinho

1997 - Everson Georgio Costa

1998 - Alcyr Osório Pinto

1999 – Rone Toledo

2000 – Alcyr Osório Pinto

2001 – Ivanilde Bezerra Macedo

2002 – Alcyr Osório Pinto

2003 - Alcyr Osório Pinto

2004 – Adriana Viana de Oliveira

2005 – Marcos Agostinho

2006 – Marcos Agostinho

2007 – Marcos Agostinho

2008 – Marcos Agostinho

2009 – Marcos Agostinho

2010 – Marcos Agostinho

2011 – Marcos Agostinho

2012 – Marcos Agostinho

2013 – Márcio Neres

2014 – Marcos Agostinho

2015 – Carlos Ubirajara Amorim (“Bira”)

2016 – Carlos Ubirajara Amorim (1º Semestre)

2016 – Alcyr Osório

2017 – *Alcyr Osório - Diretor Geral (Gilvan Farias – Diretor de Desbravadores)

2018 – Bruno Diniz

2019 – Bruno Diniz

2020 – Bruno Diniz

*Até 2017 tivemos a figura de diretor geral representada pelo Diretor Alcyr Osório (Tio Alcyr) 38 anos como diretor Geral do Clube Cruzeiro do Sul. Não contabilizamos a participação em outros cargos de diretoria. Em várias oportunidades acumulou as funções de Diretor do Clube de Desbravadores e Diretor Geral.









































FEIRAS

- 2010 - (27 de junho) Iª FEIRA DOS DESBRAVADORES APLAC, Realizada no Parque da Cidade, Brasília - Distrito Federal. Diretor: Marcos Agostinho


CICS – CAMPORI INTERNO DO CLUBE CRUZEIRO DO SUL

- 1992 – (13 a 15 de novembro) I CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na Fazenda Topázio – Tema: REFLETINDO SUA LUZ. Diretor: Linz Alves de Miranda.

- 1996 – (14 a 17 de novembro) II CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na cidade de Palmital – Minas Gerais. – Tema: RENOVA-ME. Diretor: Marcos Agostinho

(Imagem em atualização)

- III CICS CRUZEIRO DO SUL – Em atualização...

(Imagem em atualização)

- 2001 – (1 a 4 de novembro) IV CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na cidade de São Gabriel – Goiás. – Tema: CONQUISTANDO O CÉU. Diretor: Ivanilde Bezerra Macedo.

(Imagem em atualização)

- 2002 – (14 a 17 de novembro) V CICS CRUZEIRO DO SUL, Tema: SENDO UM VENCEDOR. Diretor: Alcyr Osório Pinto.

(Imagem em atualização)

- 2003 – (outubro/novembro) VI CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado no Haras Cruzeiro do Sul, Formosa – Goiás. Tema: UNIDOS PELO AMIGO JESUS. Diretor: Alcyr Osório Pinto.

- 2007 – (15 a 18 de novembro) VII CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado no Haras Cruzeiro do Sul, Formosa – Goiás. Tema: ETERNAMENTE VENCEDOR. Diretor: Marcos Agostinho.

(Imagem em atualização)

- 2009 – (8 a 12 de outubro) VIII CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na Chapada dos Veadeiros, cidade de Alto Paraíso de Goiás – Goiás. Tema: AOS PÉS DO SALVADOR. Diretor: Marcos Agostinho.

(Imagem em atualização)

- IX CICS CRUZEIRO DO SUL – Em atualização...

(Imagem em atualização)

- X CICS CRUZEIRO DO SUL – Em atualização...

- 2014 - (21 a 23 de novembro) XI CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na cidade de Planaltina - Goiás. Recanto do Corsário. Diretor: Marcos Agostinho.

- 2019 – (outubro) XII CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado no Ninho da Águia - Colônia Agrícola Boqueirão – Brasília – Distrito Federal. Tema: A MELHOR RECOMPENSA. Diretor: Bruno DIniz

ORDEM UNIDA

- 2020 – (6 de outubro) I FESTIVAL DE ORDEM UNIDA DA APLAC, Realizado na Concha Acústica do Exercito Brasileiro. Diretor do Clube: Bruno Diniz

MISSÃO CALEBE DE LENÇO

(Não houve trunfo para o evento)

- 2019 – (Julho) PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO CALEBE DE LENÇO, Realizado na Cidade de Brasília. Prestação de serviço a comunidade e evangelismo – Diretor: Bruno Diniz  

- 2020 – (Julho) SEGUNDA PARTICIPAÇÃO CALEBE DE LENÇO, Realizado na Cidade de Brasília. Prestação de serviço a comunidade, Construção de uma Casa e evangelismo – Diretor: Bruno Diniz  

A história continua...

 

“Que Deus nos abençoe em nossa jornada! Salvar do pecado e guiar no serviço.”