Vem aí nossa solenidade do Fogo do Conselho! Será tudo virtual, mas contaremos com a presença dos pastores Jonas Pinho, José Maria, Assad Bechara, Jim Galvão além do grande Líder de Desbravadores do Cruzeiro do Sul, Alcyr Osório. Muitos outros líderes formados em nosso clube estarão conosco nessa grande noite. Venha reencontrar a sua história, rever os amigos e louvar ao Senhor.

Para que você aproveite bem este momento, dedicamos algumas linhas para que você possa relembrar que o Fogo do Conselho é um dos momentos mais solenes em um clube de Desbravadores. Sua origem é muito antiga, e remonta o período em que os Índios se reuniam em volta da fogueira, para ouvir conselhos e histórias dos mais experientes. O fogo do conselho não é uma exclusividade dos desbravadores, uma vez que os Escoteiros também fazem uso dessa tradição, mas com a finalidade recreativa onde cantam e fazem coreografias semelhantes as sociais que fazemos aos sábados à noite.

Em nosso momento solene os desbravadores cantam, oram, ouvem testemunhos e mensagens preparadas especialmente para a ocasião. É na solenidade do fogo do conselho que nossas crianças espontaneamente se consagram a Deus por toda emoção da solenidade.

O fogo do conselho é momento de conversar com Deus, sentir o calor do fogo e do Criador.  Diversas lições podem ser aplicadas as fogueiras, textos Bíblicos que falam do fogo, como Elias no Carmelo ou a nuvem de fogo que protegia o povo de Israel no deserto, Moisés e a Sarça Ardente e muitas outras histórias podem ser contadas. 

Muitas decisões espirituais que são levadas para a vida toda podem ser tomadas a beira da fogueira. Um batismo, a conclusão de uma liderança e mudanças comportamentais daqueles desbravadores mais ativos. O fogo do conselho chama nossos desbravadores para um momento especial de reflexão em nossos atos e nos coloca diante do Deus que nos guarda e cuida no calor de seu amor.

O nosso fogo do conselho será virtual, mas aproveite estes momentos de fogo do conselho para contemplar o agir de Deus nos corações dos Desbravadores e em seu coração. Maranata!

O texto foi inspirado na mensagem "Fogo do Conselho" do Pr. Aryel Marques